Quer saber quanto custa abrir uma empresa e como reduzir esses gastos na hora de começar seu negócio?
É fácil se perder em meio aos documentos, taxas, licenças e despesas inevitáveis do processo de abertura — e a conta pode sair bem cara no final.
Por isso, é fundamental ter a orientação de um contador para escolher os enquadramentos mais vantajosos e pagar o mínimo possível nessa etapa inicial.
A seguir, vamos dar exemplos de quanto custa abrir uma empresa e ajudar no cálculo.
Continue lendo e saiba como economizar na hora de tirar seu plano do papel.
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Quanto custa abrir uma empresa no Brasil?
Não é fácil determinar quanto custa abrir uma empresa no Brasil, já que cada estado e município praticam preços diferentes para taxas e licenciamentos.
Além disso, o tipo societário e porte da empresa influenciam nos valores para abertura do negócio, tornando difícil ter uma estimativa certeira para todos os empreendedores.
A última estimativa nacional do custo para abrir empresa no Brasil foi divulgada pelo Banco Mundial no relatório Doing Business, que chegou ao valor médio de R$ 1.581,16.
No entanto, a simplificação e digitalização dos processos de formalização de empresas já mudaram bastante o cenário.
Hoje, está menos burocrático abrir empresa no Brasil e, em alguns casos, até mais barato.
Para economizar no processo, você precisa conhecer a legislação e fazer as escolhas certas em relação aos enquadramentos legais do negócio, além de contar com um bom profissional contábil.
Quanto custa abrir uma empresa em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Abrir uma empresa em São Paulo envolve diversos custos que podem variar dependendo do tipo de atividade, localização, etc.
Os principais são:
- Taxa de registro na Junta Comercial: para empresas individuais, o valor é de R$ R$ 110,68 (ou R$ 87,34 se for ME ou EPP). Para sociedades empresárias (exceto por ações), o valor é de R$ 251,76. Caso a inscrição seja feita pelo Balcão Único, em ambos os casos há isenção de taxa
- Licenças municipais: o valor de licenciamento na prefeitura pode variar de R$ 195,38 a R$ 1.026,00, dependendo do município
- Certificado digital: varia de R$ 170 a R$ 250.
Considerando apenas as taxas mencionadas acima, o empreendedor pode gastar entre R$ 370 e R$ 1.550 para abrir uma empresa em São Paulo.
Já no Rio de Janeiro, os principais custos para abrir uma empresa são:
- Taxa de registro na Junta Comercial: para empresas individuais, R$ 301 (ou R$ 271 se for ME ou EPP). Para sociedades empresárias (exceto por ações), R$ 488 (ou R$ 439 se for ME ou EPP)
- Licenças municipais: o valor de licenciamento na prefeitura pode chegar a R$ 1.086,78, dependendo do município
- Certificado digital: varia de R$ 170 a R$ 250.
Para abrir uma empresa no Rio de Janeiro, portanto, você pode desembolsar em torno de R$ 1.824,00 só com taxas básicas de registro e licenciamento.
Em Minas Gerais, os valores também variam:
- Taxa de registro na Junta Comercial: para empresas individuais, a taxa varia de R$ R$ 128,16 a 134,58, dependendo do porte. Para sociedades empresárias (exceto por ações), varia de R$ 256,31 a R$ 267,86 dependendo do porte
- Licenças municipais: o valor de licenciamento na prefeitura pode variar de R$ 150 a R$ 400, dependendo do município.
- Certificado digital: varia de R$ 170 a R$ 250.
Considerando os valores de referência, você pode desembolsar, apenas com taxas, algo em torno de R$ 800.
Quanto custa abrir uma empresa no Simples Nacional?
O Simples Nacional é um regime tributário que congrega as Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).
Essas empresas têm tratamento diferenciado em diversas situações, como na simplificação tributária, pagamento unificado de impostos e até preferência em licitações.
Como vimos nos exemplos acima, as juntas comerciais também oferecem descontos nas taxas para registro de empresas classificadas como MEs e EPPs.
A diferença não costuma ser tão significante, mas ajuda a suavizar os custos para quem está começando.
Importância de saber quanto custa abrir uma empresa
Saber quanto custa abrir uma empresa é uma das primeiras dúvidas do empreendedor.
Afinal, é preciso colocar todos os gastos na ponta do lápis e ter um bom planejamento financeiro antes de realizar o sonho de abrir seu próprio negócio.
De início, já pensamos nas taxas, alvarás, registros, licenciamentos e os próprios impostos que terão de ser pagos ao governo.
Além desses custos, ainda temos que considerar o capital necessário para dar início às operações da empresa, contratações, honorários contábeis, tecnologias e várias outras despesas só para abrir as portas.
Depois de somar todos esses gastos, o empreendedor pode determinar quanto será investido no negócio e medir o retorno sobre o investimento (ROI).
Obviamente, quanto mais econômico for esse processo, mais rapidamente o dinheiro será recuperado na forma de lucro.
Por isso, é importante entender quanto custa abrir uma empresa no Brasil e como reduzir esses gastos na hora de começar seu negócio.
6 gastos que definem quanto custa abrir uma empresa
Para calcular quanto custa abrir uma empresa, vários gastos devem ser levados em consideração.
Veja quais são os principais.
1. Custo de formalização
O custo de formalização da empresa é a primeira despesa que entra no cálculo do empreendedor.
Estão incluídos nesse custo a taxa para registrar o contrato social da empresa na junta comercial ou cartório de pessoas jurídicas do estado e guia de tributos DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais), por exemplo.
Os preços praticados pelos órgãos do governo variam conforme o estado e o município.
O único tipo de empresa que não paga essa taxa de registro é o MEI (Microempreendedor Individual).
2. Custo de licenciamento
O custo de licenciamento abrange todos os gastos com licenças, alvarás e autorizações do governo que podem ser necessários para o funcionamento da empresa.
Felizmente, desde a promulgação da Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874) em setembro de 2019, as empresas que exercem atividades de baixo risco não precisam mais de alvará de funcionamento.
Para as empresas que exercem atividades de médio risco e alto risco, ainda é preciso passar pela vistoria e fiscalização e cada prefeitura tem um preço.
Além disso, pode ser necessário obter licenças ambientais de acordo com o impacto gerado pela empresa, área do empreendimento e atividade (no caso de empresas de mineração, indústria da transformação e saneamento, por exemplo).
Outra despesa comum é a taxa de licença de funcionamento (TLF), cobrada pela prefeitura na abertura da empresa e depois anualmente, como forma de garantir que o estabelecimento funcione regularmente.
3. Custo de registro de marca
Quando for calcular quanto custa abrir uma empresa, considere também o registro da marca e possíveis patentes, caso queira proteger seus direitos de propriedade.
De acordo com a tabela de preços do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o pedido de registro de marca com especificação pré-aprovada custa R$ 142 para empresas de pequeno porte, pessoas físicas, microempresas e MEIs, e R$ 335 para as demais empresas.
Já um pedido nacional de invenção ou modelo de utilidade (patentes) custa R$ 70 para as pequenas empresas e R$ 175 para as restantes.
O capital social é o investimento inicial feito pelos sócios para colocar a empresa em funcionamento, que deve constar no contrato social.
Esse é o maior valor que você vai investir na abertura do negócio, pois inclui despesas iniciais com aluguel do escritório ou galpão, compra de equipamentos, contratação de funcionários, aquisição de tecnologias, etc.
Ou seja, tudo o que a empresa precisa para começar a operar.
5. Outros custos
Por fim, também é importante considerar algumas despesas extras para calcular quanto custa abrir uma empresa.
O certificado digital, por exemplo, é um investimento necessário para empresas que pretendem emitir notas fiscais eletrônicas e ter acesso a serviços digitais.
Nesse caso, vale a pena adquirir um e-CNPJ que custa, como vimos, entre R$ 150 e R$ 200 no mercado.
Além disso, os custos com honorários de contador devem ser incluídos na conta, além de outros prestadores de serviços eventuais.
6. Capital de giro
O capital de giro, embora possa estar contemplado no capital social, merece destaque quando o assunto é planejamento financeiro para abrir uma empresa.
Trata-se de uma quantidade de recursos que garantirá o funcionamento do negócio ao longo de seu ciclo operacional e financeiro.
Toda empresa precisa de capital de giro – a diferença está na quantidade.
Uma empresa de revenda de mercadorias no atacado, por exemplo, precisa de muito mais capital de giro do que uma empresa que comercializa produtos digitais.
O capital de giro é o “oxigênio” que garante a sequência de operações da empresa.
O que preciso para abrir uma empresa?
De maneira resumida, para abrir uma empresa no Brasil, você precisa cumprir um roteiro com os seguintes passos:
- Definição do tipo jurídico: MEI, Empresa Individual (EI), Sociedade Limitada (Ltda.) ou SLU
- Escolha do regime tributário: Simples Nacional (apenas para ME e EPP), Lucro Presumido (tributação com base em uma presunção do lucro) ou Lucro Real (tributação com base no lucro efetivamente apurado)
- Elaboração do Contrato Social ou outro documento de constituição da empresa, como o Requerimento de Empresário
- Registro na Junta Comercial: formaliza a existência da empresa e concede o CNPJ
- Obtenção dos alvarás e licenças: variam conforme o tipo de atividade, local e legislação municipal.
Caso você tenha a intenção de contratar colaboradores, precisará ainda inscrever-se também na Previdência Social.
Quanto aos documentos básicos para abertura da empresa, os principais são:
- Documento de identidade e CPF de todos os sócios
- Certidão de casamento dos sócios casados
- Comprovante de residência
- Comprovante de endereço da empresa.
Como recuperar o custo de abrir uma empresa?
Recuperar o custo de abrir uma empresa envolve uma combinação de planejamento financeiro, estratégias de marketing e operação eficiente.
Como dissemos, é fundamental que você tenha um plano de negócios detalhado que contemple uma análise de mercado e uma projeção de receitas e despesas.
Isso ajudará a identificar o ponto de equilíbrio — quando as receitas igualam as despesas.
Uma vez estabelecida, a empresa deve focar em atrair clientes e gerar vendas, investindo em marketing e publicidade, tanto online quanto offline.
Também é fundamental manter um relacionamento sólido com os clientes, oferecendo atendimento de excelência e soluções de qualidade.
Clientes satisfeitos voltam sempre e recomendam a empresa, tornando-se defensores da marca.
Quanto ao tempo de retorno do investimento inicial, não há uma regra, mas você pode usar indicadores como pay back para monitorar.
No geral, as empresas de serviços recuperam o investimento após 18 ou 24 meses.
As indústrias levam um pouco mais de tempo, algo em torno de 36 meses.
As empresas do setor de comércio, por sua vez, costumam demorar entre 24 e 36 meses, dependendo do tipo de negócio e dos custos envolvidos.
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