A dificuldade de abrir uma empresa no Brasil ainda preocupa quem pretende empreender, mesmo diante do esforço nacional pela simplificação dos processos.
A pedido do governo federal, o Banco Mundial elaborou um estudo comparativo sobre o ambiente de negócios no país, considerando todos os 26 estados e o Distrito Federal.
Realizada em 2021, a pesquisa analisou cinco áreas: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos.
A conclusão é de que, apesar dos avanços, ainda há muito o que fazer para destravar valor e deixar o Brasil avançar.
Ao longo deste artigo, confira alguns dados do estudo, contextualizados com outras fontes, sobre as principais dificuldades de abrir uma empresa no país.
Qual a maior dificuldade de abrir uma empresa no Brasil?
É uma pergunta difícil de responder, pois a maior dificuldade de abrir uma empresa no Brasil depende de diferentes variáveis, como as seguintes:
- Onde você está: o nível de dificuldade, principalmente burocrática, varia muito de região para região
- Que tipo de empresa você pretende abrir: um MEI ou uma startup do Inova Simples, por exemplo, lida com processos muito mais facilitados do que uma S/A.
Se pensarmos além do processo de abertura em si, há outras dificuldades, como o acesso a investimentos, mão de obra, estrutura logística, etc.
No entanto, algumas dificuldades de abrir uma empresa no Brasil afetam os empreendedores em geral.
As mais evidentes são:
Burocracia
Uma das grandes dificuldades de abrir uma empresa no Brasil, segundo o estudo do Banco Mundial (Doing Business Subnacional Brasil 2021), é a burocracia.
Entre 191 países pesquisados, o Brasil é uma das 15 economias em que a abertura de uma empresa do tipo Sociedade Limitada requer pelo menos 11 procedimentos.
A complexidade burocrática para registrar um CNPJ, conforme o relatório, deve-se “principalmente ao envolvimento de nada menos do que seis diferentes órgãos públicos em todos os níveis de governo — municipal, estadual e federal”.
As exigências municipais, principalmente quanto à obtenção de alvarás de funcionamento, são responsáveis pelas principais diferenças entre as regiões.
Na Geórgia, conforme o estudo, com apenas um procedimento, o empresário abre sua empresa e a coloca em funcionamento.
Na China, África do Sul e Índia, não são necessários mais do que cinco.
Solução: assessoria contábil de qualidade
Uma solução para essa dificuldade burocrática é contar com uma boa assessoria contábil que ofereça soluções digitais completas, como a abertura de empresa grátis.
Na Contabilix, por exemplo, você não paga honorários para abrir sua empresa e não precisa se preocupar com processos burocráticos.
Uma boa contabilidade digital é a solução também para as burocracias rotineiras da empresa, como escrituração, cálculo e emissão de guias de impostos e obrigações acessórias.
Custo/investimento para abrir uma empresa
O custo com taxas do governo também é uma dificuldade para abrir uma empresa no Brasil, dependendo de onde você estiver.
Conforme os dados da pesquisa do Banco Mundial, o custo de abertura varia de R$ 500 no Ceará a R$ 4,5 mil no Mato Grosso, considerando as fases de pré-registro, registro e pós-registro.
Além disso, muitos empreendedores ainda têm gastos extras com honorários contábeis e advocatícios, dependendo da complexidade jurídica da empresa e dos acordos envolvidos.
Considerando o capital social necessário para colocar a empresa de pé, os valores são ainda mais variados.
Nesse caso, os recursos têm como propósito estruturar o negócio e possibilitar a aquisição de equipamentos, de estoque, contratação de pessoal, etc.
Solução: crédito subsidiado, sócio-investidor e parceiros estratégicos
Para driblar os custos de abrir uma empresa no Brasil, o primeiro passo é contratar uma contabilidade online que não cobra honorários para registro de pessoa jurídica.
Assim, você paga apenas as taxas do governo.
Quanto ao investimento para estruturar a empresa conforme o plano de negócio, caso você não tenha todo o capital, a dica é buscar crédito subsidiado ou um sócio que acredite no seu projeto.
Carga tributária
O peso dos impostos sobre a atividade produtiva também é uma grande dificuldade de abrir e manter uma empresa no Brasil.
Em 2021, por exemplo, a Carga Tributária Bruta (CTB), que considera os impostos, taxas e contribuições pagos ao governo federal, estados e municípios, foi de 33,9% do PIB.
Os dados são deste boletim da Secretaria do Tesouro Nacional.
Para as empresas que fazem parte do Simples Nacional, as alíquotas são mais brandas nas primeiras faixas de receita e o pagamento é simplificado – mas o Simples não é para todo porte ou segmento de empresa.
Solução: planejamento tributário
A solução passa pelo planejamento tributário periódico, que visa reduzir o peso dos impostos dentro dos limites da legislação.
Trata-se de um serviço de consultoria contábil que pode contemplar, desde uma mudança de regime de tributação a recuperação de impostos pagos a maior.
Mão de obra qualificada
Um outro estudo, da Endeavor, mostra que a gestão de pessoas também é uma das principais dificuldades de abrir uma empresa no Brasil.
Numa escala de 1 a 10, os empreendedores gerais deram nota 6,7 ao nível de dificuldade e as empresas de “alto impacto” deram nota 7,4 para os desafios de gerir pessoas.
Solução: equipe remota, terceirização
Quando o assunto é mão de obra, cada empresa tem necessidades específicas.
Os modelos de negócios mais tradicionais tendem a precisar de colaboradores in loco, ao passo que negócios digitais podem trabalhar com equipes remotas.
A terceirização também é uma opção, tanto pela dificuldade de formar equipe quanto pela possibilidade de redução de custos com pessoal.
Trata-se de um assunto que você precisa analisar conforme a realidade econômica de sua empresa.
Como superar a dificuldade de abrir uma empresa no Brasil?
Para superar as dificuldades de abrir uma empresa no Brasil você precisa, antes de tudo, de muita resiliência.
Além dos desafios específicos e previsíveis, há os riscos macroeconômicos, políticos e fiscais sobre os quais não temos nenhum controle.
Mas algumas dicas podem ajudar, como as enumeradas a seguir:
- Pesquise o nicho de mercado no qual você pretende atuar, inclusive os concorrentes diretos e indiretos
- Caso seja empreendedor de primeira viagem, considere participar de algum programa de treinamento ou aconselhar-se com alguém experiente
- Elabore um plano de negócios sólido que evidencie a viabilidade econômica e financeira do seu negócio
- Busque parceiros de impacto que ajudem a gerir sua empresa com mais qualidade, como um escritório de contabilidade online confiável.
Contabilidade online completa para pequenas empresas
Se você está preocupado com a dificuldade de abrir uma empresa no Brasil, mas não abre mão do seu projeto empreendedor, temos uma ótima notícia para você.
A Contabilix abre sua empresa gratuitamente pela internet e assume todos os processos burocráticos.
Somos uma empresa de contabilidade online focada em micro e pequenas empresas cuja missão é descomplicar o ambiente de negócios para você empreender sem medo.
Além de abrir sua empresa grátis, oferecemos todos os serviços contábeis com até 80% de desconto em relação à contabilidade tradicional.
Fica muito mais fácil fazer a gestão fiscal assim!
Clique aqui e saiba mais sobre nossos planos e custos!