A diferença entre ideia e oportunidade de negócio pode parecer tênue, mas é preciso compreendê-la para empreender com assertividade.
Embora sejam conceitos diferentes, um está intimamente relacionado ao outro: uma oportunidade pode surgir de uma ideia e vice-versa.
Para entender melhor, avance na leitura até o fim e confira algumas dicas que o ajudarão a identificar quando uma ideia pode se tornar, de fato, uma boa oportunidade de negócio.
🚨Clique aqui e garanta a abertura de empresa grátis, online e sem burocracia!
Qual a diferença entre ideia e oportunidade de negócio?
A diferença entre ideia e oportunidade de negócio consiste basicamente no nível de aprofundamento e no estágio de amadurecimento da proposta.
Vamos às explicações detalhadas:
O que é ideia de negócio?
Uma ideia de negócio é um conceito ou uma proposta superficial que surge na cabeça do empreendedor.
Pode ser a solução para um problema negligenciado, um produto novo ou um serviço inovador para atender a uma demanda reprimida.
A ideia geralmente surge de observações e experiências ou simplesmente da criatividade de alguém que pensa diferente.
O que é oportunidade de negócio?
A oportunidade de negócio, por sua vez, é uma ideia analisada e validada, capaz, portanto, de se transformar em um negócio viável e lucrativo.
Uma oportunidade de negócio envolve a identificação de uma demanda real, um mercado-alvo, uma proposta de valor única e uma estratégia de execução.
Requer uma abordagem fundamentada, tanto do ponto de vista interno quanto externo, levando em conta as oportunidades e ameaças.
Como saber se a ideia é uma boa oportunidade de negócio?
Agora que você sabe a diferença entre ideia e oportunidade de negócio, pode estar se perguntando: como descobrir se vale a pena investir em uma ideia aparentemente promissora?
Para tomar uma boa decisão, é preciso cumprir algumas etapas:
- Pesquisa de mercado, visando compreender o cenário, as tendências e as necessidades dos clientes
- Análise dos concorrentes diretos e indiretos, visando identificar suas vantagens e desvantagens
- Provisão dos recursos necessários à implementação do negócio (capital social), além de infraestrutura, equipes, etc
- Estudo de viabilidade financeira, considerando os custos de produção, preços de venda, projeções de receita e margens de lucro
- Validação do produto/serviço antes de lançá-lo efetivamente no mercado, caso seja algo inovador para o qual ainda não exista parâmetros e referências.
Todas as informações reunidas a partir dos passos acima devem constar em um plano de negócios que norteará a tomada de decisões.
A ausência de um plano estratégico, mesmo que enxuto, está entre as principais causas do alto índice de mortalidade de empresas no Brasil.
Muitos empreendedores arriscam abrir uma empresa sem fazer o dever de casa e acabam se frustrando por falta de preparo adequado.
Invista na oportunidade e abra seu CNPJ grátis
A diferença entre ideia e oportunidade de negócio, como vimos, é clara.
A ideia pode até parecer promissora, mas antes de investir nela, é preciso se certificar de que os fundamentos estão corretos.
Caso positivo, o próximo passo é abrir sua empresa gratuitamente com a Contabilix, empresa de contabilidade online especializada em micro e pequenos negócios.
Além de não pagar honorários para formalizar seu negócio, você conta com pacotes completos de serviços a preços incrivelmente competitivos.
😱 Tenha seu CNPJ em apenas 15 dias e sem pagar nada. Comece AGORA!