Contratar serviços de contabilidade para agência de marketing requer uma avaliação não só de mercado, mas de fit ao seu negócio.
Ou seja, não basta apenas escolher um escritório – é preciso que ele tenha experiência em atender a empresas que prestam serviços no seu segmento.
Até por que estamos falando sobre um setor que, como qualquer outro, tem peculiaridades a serem respeitadas e atendidas.
Afinal, por que uma agência de marketing precisa de contador? Quais serviços agregam valor a ela?
Para essas e outras dúvidas, você encontra respostas a partir de agora.
Veja, neste artigo, o que levar em conta antes de escolher o parceiro contábil ideal.
Contabilidade para agência de marketing: por que é importante?
Embora nem sempre seja uma obrigatoriedade, toda empresa deve ter um escritório ou contador gerindo suas rotinas contábeis.
Sem esse serviço, fica inviável conduzir uma agência de marketing, ou qualquer outro negócio.
E é assim porque os processos de escrituração em contabilidade exigem profissionais dedicados.
Além disso, não é novidade que, em nosso país, lida-se com uma carga tributária das mais pesadas.
Isso sem falar no uso das informações financeiras, fiscais e tributárias como elementos para a tomada de decisão sobre os rumos da agência.
Sendo assim, o auxílio contábil passa a ser uma questão estratégica, pois orienta para as melhores práticas no sentido de reduzir o impacto dos impostos e conduzir a empresa aos resultados dela esperados.
Vantagens da contabilidade para agências
Não basta apenas tratar dos tributos a serem apurados e pagos mensalmente.
Existe uma série de efeitos colaterais positivos percebidos quando se tem à disposição uma contabilidade para agência de marketing.
Veja quais são os principais.
Foco no seu core business
A primeira conquista que sua empresa leva ao ter o apoio de serviços contábeis específicos para agências de marketing é poder se dedicar 100% ao seu negócio.
Não é de hoje que a tributação excessiva preocupa e tira o sono de gestores brasileiros.
Portanto, quanto mais segmentada for a sua assessoria contábil, menos sobrecarga haverá nesse aspecto.
Vale destacar também que até mesmo empresas optantes do Simples Nacional têm rotinas fiscais relativamente trabalhosas a serem cumpridas.
Logo, micro e pequenas empresas são igualmente beneficiadas quando contam com serviços contábeis especializados.
Apoio na tomada de decisão
Desde sempre, a contabilidade é o setor do qual saem dados para apoiar a tomada de decisão de empresas – e, com agências de marketing, não é diferente.
Qual regime tributário escolher? Como migrar? Que estratégias de elisão fiscal adotar?
São decisões que só podem ser tomadas quando se tem ao lado o braço da contabilidade para agência de marketing.
Suporte em questões tributárias
Também é amplamente conhecida a capacidade que o Fisco do Brasil tem de editar e publicar novas regras tributárias.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) são mais de 800 normais por dia, apenas em questões de impostos.
Nem precisaria refletir muito para concluir que é impossível lidar com essa realidade sem auxílio profissional, concorda?
Nesse caso, a contabilidade voltada para agências de marketing não é um luxo, mas um serviço imprescindível.
Relação de transparência
Quando a empresa contábil já conhece a realidade de uma agência de marketing, naturalmente, a tendência é que se estabeleça uma relação de confiança mais rapidamente.
Isso porque já existe todo um background dos contadores que atuam nessa área em função da experiência com o tipo de negócio.
Além disso, vamos combinar que tem coisas que só quem é do mundo do marketing sabe tratar, não?
Clientes difíceis, desafios logísticos e outros problemas acabam por afetar menos a relação com a contabilidade quando a empresa parceira entende as dores do setor.
Serviços de contabilidade para agência de marketing
Claro que tantas vantagens não se devem apenas à escolha de uma empresa de contabilidade para agência de marketing.
Por trás desse serviço, existem uma gama de atividades que, somadas, levam uma empresa a ser bem-sucedida em suas estratégias e rotinas.
Conheça as principais!
Controle do caixa
O fluxo de caixa, em agências de marketing, pede um tratamento e abordagem bastante específica.
No caso, é preciso considerar que as movimentações financeiras não apresentam um volume diário, como acontece em uma empresa varejista, por exemplo.
Assim sendo, esse é um serviço essencial que uma contabilidade focada em agências é capaz de prestar.
Emissão de notas fiscais
Agências de marketing são obrigadas a trabalhar com a versão da nota fiscal eletrônica para prestadores de serviços, a NFS-e.
Isso implica lidar com impostos como o ISS.
Essa realidade distinta faz, ainda, com que a empresa dispense atenção redobrada aos processos de emissão.
Considerando que erros e inconsistências levam à rejeição dos documentos fiscais e à perda de tempo e recursos, é fundamental cuidar de perto da emissão correta de notas.
Folha de pagamento dos funcionários e sócios
Normalmente, uma agência de marketing é conduzida por sócios que, como tais, devem receber pagamentos por meio de pró-labore e distribuição de lucro ou juros sobre capital.
Isso implica assumir compromissos de ordem tributária que pedem uma visão estratégica, já que, sobre esses pagamentos, podem ou não incidir impostos.
Cuidar desses compromissos é função de uma empresa contábil.
Afinal, quando o cliente em questão é uma agência composta por sócios, entender das nuances das rotinas administrativas e da folha de pagamento é uma tremenda mão na roda.
Cálculo e emissão das guias de impostos
Se até MEIs são obrigados a declarar Imposto de Renda e a recolher tributos todo mês, imagine uma agência enquadrada em outros regimes tributários?
Portanto, o cálculo dos impostos a serem pagos e a própria emissão das guias de pagamento deve ficar a cargo da empresa contábil parceira.
Entregas das obrigações acessórias
Igualmente importante, a entrega das obrigações acessórias exige muita atenção na parte de escrituração.
Isso vale também para optantes do Simples, embora, para esse regime, a carga seja consideravelmente menor.
Balanço Patrimonial e DRE
Outro serviço essencial prestado por uma empresa de contabilidade é a elaboração de documentos como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).
Tratam-se de relatórios contábeis de extrema importância, inclusive solicitados na hora de tomar crédito e apresentação ao Fisco.
Deixe a contabilidade ajudar sua agência
Então, ficou esclarecido para você agora o que significa contratar os serviços de uma contabilidade para agência de marketing?
Agora que você sabe como funciona e o que esperar, fica mais fácil decidir sobre a sua próxima parceria.
Fale com a gente para saber mais como a Contabilix pode ajudar sua empresa com a contabilidade online.