Contabilidade fiscal: o que é, quais as funções e como aplicar

Por jean

6 min. de leitura

19/06/2024

A contabilidade fiscal talvez seja uma das principais preocupações dos micro e pequenos empresários quando o assunto é a relação empresa-Fisco.

Afinal, a carga de impostos no Brasil ultrapassa 33% do PIB e muito disso recai sobre as empresas, com impactos importantes sobre os resultados.

Além do custo elevado, pagar os tributos em dia no Brasil é uma tarefa difícil, dada a complicação que é o ordenamento tributário nacional

Há uma infinidade de leis, normas e regulamentos que não facilitam em nada a vida do empreendedor – são 180 horas perdidas por ano só com burocracia.

Nesse contexto, a função da contabilidade fiscal é ajudar os contribuintes no cumprimento da legislação, como você confere ao longo deste artigo.

😱 Contabilidade completa a partir de apenas R$ 109 por mês. Comece AGORA!

O que é contabilidade fiscal?

A contabilidade fiscal, conhecida também como contabilidade tributária, é uma especialidade contábil que lida com o gerenciamento das obrigações fiscais de uma empresa perante o governo.

Tem esse nome porque envolve a relação entre o contribuinte e o Fisco, especialmente no processo de registro, análise e controle dos fatos geradores.

Cabe mencionar que as obrigações tributárias às quais as empresas estão sujeitas se dividem em dois grupos:

  1. Obrigações principais: relacionadas ao pagamento de tributos mediante fato gerador
  2. Obrigações acessórias: documentos e demonstrativos que comprovam o cumprimento das obrigações principais.

Na prática, o governo cruza os dados das declarações acessórias para se certificar de que o contribuinte pagou corretamente os impostos, taxas e contribuições.

Ocorre que pagar impostos e prestar contas nem sempre é um processo fácil, mesmo para as empresas optantes pelo Simples Nacional

O principal foco de atenção da contabilidade fiscal, portanto, é garantir que a organização cumpra as leis fiscais e recolha os tributos da forma mais eficiente possível.

Qual a diferença entre contabilidade fiscal e contabilidade gerencial?

A contabilidade fiscal, como vimos, visa garantir que a empresa atenda às exigências legais perante o Fisco, garantindo o compliance tributário.

Sua função é bastante específica e essencial para a sustentabilidade do negócio no longo prazo.

A contabilidade gerencial, por outro lado, foca na geração de informações para a tomada de decisões, visando melhorar o desempenho e a eficiência da empresa.

Sua função é municiar o gestor de informações de qualidade sobre os mais diversos aspectos do negócio – não apenas o fiscal-tributário.

No caso de empresas que possuem sócios-investidores, a contabilidade gerencial serve também como instrumento de prestação de contas.

Em outras palavras, podemos afirmar que a contabilidade fiscal é bastante específica e restrita, ao passo que a contabilidade gerencial é mais abrangente e completa.

Qual a importância da contabilidade fiscal?

A contabilidade fiscal é essencial para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atividade.

Ao garantir que o negócio mantenha a conformidade com as leis e regulamentos, evita multas, penalidades e problemas legais decorrentes de inconsistências fiscais.

Vale ressaltar que o Leão é “ciumento e vingativo”.

Se você não cumprir com os compromissos fiscais-tributários do jeito certo, mesmo que por descuido, ele virá visitar você, e as consequências podem ser bem desagradáveis.

Com uma assessoria contábil eficiente, no entanto, você evita problemas de compliance e ainda otimiza custos por meio do planejamento tributário.

O que faz a contabilidade fiscal?

As funções da contabilidade fiscal podem ser mais ou menos complexas dependendo do regime tributário escolhido pela empresa. 

O Simples Nacional é o regime mais prático em termos de exigências do Fisco, o que o torna ideal para a maioria das empresas brasileiras.

O Lucro Presumido tem um nível de exigência maior, mas ainda presume as margens de lucro da empresa para a cobrança dos principais tributos federais.

O Lucro Real, por sua vez, é o mais completo e também exigente.

Para fazer parte dele, as empresas precisam de uma contabilidade fiscal estruturada, com balanços e demonstrativos detalhados e nota fiscal de todas as operações.

De maneira geral, independentemente do regime de tributação, as funções da contabilidade fiscal podem ser resumidas da seguinte maneira.

Registro e escrituração dos fatos geradores

Uma das funções básicas da contabilidade fiscal é registrar todas as operações do negócio, como compra e venda, prestação de serviços, rendimentos de aplicações financeiras, investimentos, etc.

São transações que podem gerar obrigações fiscais e que precisam, portanto, ser documentadas e categorizadas.

Cálculo e recolhimento de tributos

Com os registros devidamente organizados, o passo seguinte é calcular corretamente os impostos devidos, tanto no âmbito federal, quanto estadual e municipal.

A apuração desses impostos varia de acordo com o regime tributário escolhido. 

Empresas do Simples Nacional pagam até oito tipos de tributos em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). 

Nos regimes Lucro Presumido e Lucro Real, o pagamento ocorre em guias separadas, conforme os períodos de apuração.

Elaboração e envio de declarações acessórias

É função da contabilidade fiscal também preparar e entregar as declarações acessórias exigidas pelo governo.

Alguns exemplos são: 

  • PGDAS: Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório
  • DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte
  • DEFIS: Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais
  • DESTDA: Declaração de Substituição Tributária, entre outras.

Planejamento tributário

No âmbito do planejamento tributário, o objetivo é reduzir a carga de impostos sobre a empresa dentro dos limites da legislação.

Para obter resultados positivos, o plano deve ser composto de diferentes estratégias, como o aproveitamento de incentivos fiscais, créditos tributários, etc.

Como aplicar a contabilidade fiscal na sua empresa?

Em maior ou menor intensidade, a contabilidade fiscal faz parte da rotina de toda empresa, embora nem sempre os processos sejam eficientes.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, realizado a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem), mostra que 90% das empresas brasileiras têm algum problema fiscal.

Os motivos são diversos, da negligência do empresário à burocracia excessiva do sistema tributário nacional.

Para não deixar seu negócio entrar para essa triste estatística, confira a seguir algumas dicas para aplicar a contabilidade fiscal do jeito certo.

Dica 1: organização

A organização é a base da gestão eficiente em todos os aspectos, inclusive no âmbito da contabilidade fiscal. 

Portanto, mantenha todos os documentos fiscais organizados e em dia, incluindo notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento e contratos. 

Há diversas ferramentas para isso, como sistemas de gestão financeira e ERPs que facilitam o trabalho.

Dica 2: atualização e conhecimento

As regras fiscais mudam com frequência, portanto, esteja sempre atualizado em relação às alterações na legislação.

O domínio das leis, normas e regulamentos é fundamental para garantir a conformidade da empresa e evitar problemas legais.

Dica 3: planejamento e estratégia

Realize um planejamento tributário eficiente, buscando identificar oportunidades de economia fiscal e redução de custos. 

Avalie as diferentes opções de regimes tributários disponíveis e escolha aquele que seja mais adequado às características e necessidades da sua empresa.

Dica 4: controle e monitoramento

Mantenha um controle rigoroso das obrigações fiscais da empresa, monitorando os prazos de entrega das declarações e o pagamento dos tributos. 

Utilize relatórios e indicadores financeiros para acompanhar o desempenho fiscal da empresa e identificar possíveis áreas de melhoria.

Dica 5: conte com a contabilidade online

Para fazer tudo isso de maneira fácil e prática, conte com parceiros especialistas que dominam o assunto. 

Na Contabilix, empresa de contabilidade online especializada em micro e pequenas empresas, você tem o apoio necessário para gerir seu negócio com tranquilidade. 

Por meio de uma plataforma moderna e eficiente, oferecemos acesso completo a ferramentas de emissão de notas fiscais, guias de impostos, obrigações contábeis e muito mais.

🚨 Troque de contador e ganhe UM MÊS GRÁTIS. Experimente AGORA!

Abra sua empresa online em poucos cliques

Sem burocracia, sem robôs. Um time de contadores de verdade, preparados para abrir seu CNPJ online. Pare de perder tempo e comece agora mesmo.

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Seus dados estão seguros

Tainara Correia, Departamento Societario Abra sua empresa online em poucos cliques

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.