CFOP 6108: quando usar o código, devolução e como dar entrada

Por jean

3 min. de leitura

08/07/2024

Pesquisando sobre o que é e para que serve o CFOP 6108?

Esse é um daqueles códigos que fazem parte do emaranhado de regras fiscais e tributárias que as empresas precisam cumprir para comercializar seus produtos e soluções.

Parece um detalhe, mas faz toda a diferença, principalmente na emissão de notas fiscais de empresas sujeitas ao ICMS.

Siga a leitura e descubra para que serve e quando usar o CFOP 6108.

😱 Contabilidade completa a partir de R$ 109 por mês apenas. Comece AGORA!

O que é CFOP 6108?

CFOP 6108 é um Código Fiscal de Operações e Prestações que classifica uma “venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte”.

Cabe ressaltar que o principal objetivo do CFOP é informar o governo sobre a natureza das transações comerciais, sobretudo às sujeitas ao ICMS (tributo estadual).

Vale tanto para venda de mercadorias quanto para determinados tipos de prestação de serviços, como transporte e comunicação

Cada dígito do código representa uma informação específica.

O primeiro dígito, por exemplo, indica se a operação é de saída ou de entrada para o mesmo estado, outro estado ou outro país (exportação/importação). 

As regras são definidas pelo Confaz e passam regularmente por atualizações por meio de ajustes Sinief

Em abril de 2024, a tabela CFOP foi atualizada.

Para que serve o código 6108?

O CFOP 6108 é usado sempre que sua empresa vende mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros destinadas a não contribuintes

Ou seja, o cliente é consumidor final pessoa física ou jurídica que não tem Inscrição Estadual

Importante mencionar ainda que o CFOP 6108 envolve vendas de mercadorias que não tenham sido objeto de processo industrial no próprio estabelecimento.

Ou seja, trata-se de uma simples revenda. 

Quando usar o CFOP 6108?

O CFOP 6108 deve ser usado sempre que a operação for interestadual, ou seja, a venda ocorrer para um cliente que estiver em outro estado. 

O dígito 6 do código indica exatamente isso: saída de produtos/prestação de serviços para outros estados.

Uma loja de Minas Gerais que vende um aparelho de celular para um cliente pessoa física de São Paulo, por exemplo, deve utilizar o CFOP 6108 na nota fiscal.

Uma empresa do Paraná que vende um lote de equipamentos a outra empresa no Rio de Janeiro que não seja contribuinte de ICMS, também.

CFOP 6108: como dar entrada?

Caso você tenha adquirido uma mercadoria com o CFOP 6108 e precisa dar entrada do documento no sistema fiscal da sua empresa, precisará de um código diferente.

Para isso, usará o CFOP 2556: “Compra de material para uso ou consumo.”

Qual é a devolução do CFOP 6108?

Caso você adquira um produto com o CFOP 6108 e precise fazer a devolução por algum motivo, o CFOP a ser usado é o seguinte:

  • CFOP 6556: “devolução de compra de material para uso ou consumo”, indicando que a saída (dígito 6) será também para outro estado.

Emissão de NF e contabilidade completa online

O processo de emissão de notas fiscais, como podemos ver, apesar de rotineiro exige cuidado para que equívocos não resultem em excesso de tributação para o seu negócio.

O assunto é bem específico, mas você não precisa se preocupar se tiver a parceria de uma contabilidade online, fácil e segura

Na Contabilix, você tem à disposição uma plataforma moderna e intuitiva para emitir notas fiscais e gerenciar sua empresa de maneira prática e fácil.

Troque de contador e ganhe UM MÊS GRÁTIS. Experimente AGORA!

Abra sua empresa online em poucos cliques

Sem burocracia, sem robôs. Um time de contadores de verdade, preparados para abrir seu CNPJ online. Pare de perder tempo e comece agora mesmo.

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Seus dados estão seguros

Tainara Correia, Departamento Societario Abra sua empresa online em poucos cliques

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.