Break even point: descubra o ponto de equilíbrio financeiro da empresa

por | 2 de setembro, 2024

O break even point é uma referência importante para a apuração de resultados de um negócio em determinado período.

Saber interpretá-lo dentro do contexto contábil-financeiro é essencial para uma gestão eficiente e de qualidade.

Quer saber como calcular?

Então, continue a leitura e descubra se sua empresa está equilibrada ou precisa de ajustes.

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O que é break even (ponto de equilíbrio)?

O break even point (ou ponto de equilíbrio) é um indicador que sinaliza o empate entre as receitas e as despesas de um negócio.

Quando uma empresa alcança o break even point, na prática, significa que ela chegou no zero a zero, ou seja, não registrou lucro nem prejuízo.

Cabe ressaltar que esse é um importante parâmetro de gestão financeira, mas não deve ser a meta de nenhuma organização.

Ao contrário de outros indicadores, como margem de lucro ou ticket médio, o melhor ponto de equilíbrio é sempre o menor possível.

Afinal, quanto mais baixo for o break even point, mais rapidamente a empresa conseguirá ultrapassá-lo, apresentando, a partir de então, resultados positivos.

Em outras palavras, o break even point é um marco na linha evolutiva do faturamento dentro de determinado período.

Acima dele, o negócio gerou lucro. Abaixo, fechou no prejuízo.

Por que conhecer seu break even point?

Você precisa conhecer o break even point para gerir seu negócio e tomar boas decisões

Trata-se de um indicador valioso, que deve ser monitorado de perto. 

Podemos comparar os indicadores de uma empresa ao painel de instrumentos de um carro. 

Sem as informações sobre o funcionamento do veículo, dificilmente o motorista saberá as condições de funcionamento do automóvel.

Os indicadores financeiros, dentre eles, o break even point, têm papel semelhante. 

Quando implementados do jeito certo, conseguem captar qualquer anormalidade, dando ao gestor condições de agir para recolocar a empresa no rumo certo. 

No caso específico do ponto de equilíbrio, o empreendedor sabe que quanto menor, melhor.

Sendo assim, caso perceba que o ponto de equilíbrio está alto ou em tendência de alta, o problema pode ser atacado, seja:

  1. Cortando gastos (custos e despesas)
  2. Reajustando os preços (e, consequentemente, a margem de contribuição). 

Nesse contexto, é importante ressaltar que não existe um break even ideal

Algumas empresas giram pouco, mas têm margens altas. Outras giram muito, mas com margens baixas. 

Logo, o ponto de equilíbrio de um prestador de serviços é bem diferente do de um grande atacadão. 

Portanto, é importante que o gestor compare a média histórica do ponto de equilíbrio de sua própria empresa e, se possível, considere dados do mercado.

Como calcular o break even financeiro

Para calcular o break even financeiro, você precisará das seguintes informações:

  • Custos fixos
  • Despesas fixas 
  • Margem de contribuição em percentual.

Aqui vale ressaltar que, embora tratados como sinônimos, custos e despesas têm significados diferentes. 

Os custos compreendem os gastos fixos e variáveis relacionados à atividade principal da empresa, como mercadorias, aluguel da fábrica, etc.

As despesas, por outro lado, têm relação indireta com a atividade-fim, como conta de telefone, setor administrativo, etc.

A margem de contribuição, que pode ser medida em percentual, é o quanto sobra do faturamento após deduzidos os custos variáveis e as despesas variáveis. 

Ou seja, é o valor que contribui com o pagamento dos gastos fixos e com a formação do lucro líquido. 

Exemplo de cálculo de break even point

Vimos que, para calcular o break even point, você precisa de três informações: custo fixo, despesa fixa e margem de contribuição em percentual. 

Vamos, então, usar um exemplo hipotético para facilitar a compreensão. 

Qual o break even point de uma empresa que tem gastos fixos de R$ 10 mil, despesas fixas de R$ 5 mil e margem de contribuição de 40%?

Para descobrir o resultado, basta aplicar os valores à seguinte fórmula:

  • Break even point = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual.

Então, faça as contas:

  • Break even point = (R$ 10.000 + R$ 5.000) / 40%
  • Break even point = R$ 15.000 / 40%
  • Break even point = R$ 37.500.

Nesse exemplo, a empresa precisaria vender, no mínimo, R$ 37,5 mil para ficar no zero a zero, ou seja, não registrar lucro nem prejuízo. 

Se você quiser descobrir qual o break even point em percentual, há uma outra fórmula para fazer o cálculo:

  • Break even point percentual = (gasto fixo / (receita – gastos variáveis))*100

Para fazer a conta corretamente, você precisará também de novos dados, como a receita estimada ou apurada e os gastos variáveis (custos e despesas).

Break even point em diferentes nichos

Entender como calcular e analisar o break even point pode ajudar os empresários a tomar decisões mais inteligentes e estratégicas

Mas como esse conceito se aplica a diferentes nichos do mercado?

Para uma empresa de tecnologia, o ponto de equilíbrio pode ser mais complexo devido aos altos custos de desenvolvimento de software, aquisição de hardware ou salários de uma equipe qualificada.

Imagine uma startup de desenvolvimento de softwares: os custos fixos iniciais podem ser bem altos, a ponto de ser demandar capital de investidores. 

Hipoteticamente, se esses custos somarem R$ 500 mil e o preço de venda do software for R$ 10 mil por licença, a empresa precisaria vender 50 licenças para atingir o break even.

Por outro lado, um comércio tradicional, como uma loja de roupas, tem uma estrutura totalmente diferente. 

Os principais custos fixos incluem aluguel do espaço, salários dos funcionários e despesas de marketing

Já os custos variáveis orbitam basicamente em torno da composição de estoque.

Se os custos mensais forem de R$ 30 mil e o lucro bruto por peça de roupa vendida for R$ 50, a loja precisaria vender 600 peças de roupa por mês para atingir o break even point.

Agora vamos imaginar uma empresa de serviços, como uma consultoria de marketing digital

O break even point desse tipo de negócio pode ser influenciado por fatores como custos de aquisição de clientes, salários dos consultores e despesas operacionais.

Supondo que a estrutura de custo mensal seja R$ 20 mil e o valor médio de um contrato mensal seja R$ 5 mil, a empresa precisaria de pelo menos quatro clientes para atingir o ponto de equilíbrio.

Nesse caso, a variabilidade pode vir do ciclo de vendas e retenção de clientes, o que impactaria diretamente a estabilidade e a previsibilidade das receitas.

O papel da contabilidade no break even

O cálculo do break even point é simples e pode ser feito manualmente ou com a ajuda de uma planilha. 

Apesar da simplicidade, o empreendedor precisa ficar atento às informações usadas para calcular o indicador (margem de contribuição, gastos, despesas e receita). 

Um pequeno erro e o resultado será distorcido da realidade, induzindo a decisões ruins. 

Portanto, é importante contar com a assessoria de uma contabilidade para calcular o ponto de equilíbrio do jeito certo. 

Além do mais, o indicador possui algumas peculiaridades, como:

  • Ponto de equilíbrio contábil: considera custos fixos, despesas fixas e margem de contribuição 
  • Ponto de equilíbrio financeiro: leva em conta também a depreciação dos ativos e as despesas não desembolsáveis 
  • Ponto de equilíbrio econômico: considera o custo de oportunidade.

A boa notícia é que, com ferramentas tecnológicas avançadas, é possível combinar o break even point com outros indicadores-chave de desempenho. 

Assim, o gestor tem uma visão integrada da performance do negócio e muito mais embasamento para tomar suas decisões.

4 dicas para atingir e superar o ponto de equilíbrio

Para ser sustentável financeiramente, toda empresa precisa superar o break even point com alguma margem de segurança.

Afinal, o objetivo de um negócio é gerar lucro e riqueza, não ficar no empate.

A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso:

1. Sempre que puder, reduza custos e despesas

Nem sempre é uma tarefa fácil, mas se você não se atentar aos pequenos gastos, muito dinheiro pode ir para o ralo sem que você perceba.

Tão importante quanto captar novos clientes e vender mais é cortar gastos, por mais insignificantes que pareçam ser.

2. Foque em produtos e serviços lucrativos

Ao vender produtos e serviços com lucros maiores, você aumenta a margem de contribuição, o que impacta diretamente no break even point.

3. Estime receitas

Se a projeção de receitas estiver muito próxima ou abaixo do seu break even point, significa que você terá dificuldades de apresentar resultados positivos no final do exercício. 

Nesse caso, será preciso agir, seja alterando a precificação ou reduzindo os custos e despesas. 

4. Mantenha a organização contábil e financeira

A organização contábil e financeira é a base para o crescimento de todo negócio.

Afinal, não é possível calcular o ponto de equilíbrio sem a definição da margem de contribuição ou dos gastos fixos.

Como custos e preços afetam seu break even?

Custos e preços são dois lados de uma mesma moeda quando o assunto é break even point. 

Compreendê-los ajuda a tomar medidas que impactam o resultado geral da empresa, seja reduzindo custos ou otimizando preços. 

Vamos entender essa dinâmica em partes:

Custos fixos

Como vimos, os custos fixos não variam com o nível de produção ou vendas.

Mas se uma empresa consegue reduzir seus custos fixos, o ponto de equilíbrio diminui, pois a quantidade de unidades que precisa ser vendida para cobrir o custo total é menor.

Por exemplo, negociar um aluguel mais barato ou otimizar processos administrativos pode ajudar a reduzir custos fixos.

Por outro lado, um aumento nos custos fixos, como a contratação de mais funcionários ou a expansão do escritório, eleva o break even point.

A empresa precisará vender mais unidades para cobrir os custos adicionais.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles que mudam de acordo com o nível de produção, como matéria-prima, comissões de vendas e custos de produção.

Se a empresa consegue reduzir os custos variáveis, o custo por unidade diminui, o que reduz o break even.

Isso pode ser alcançado por meio de negociações com fornecedores ou melhorias na eficiência de produção.

Um aumento nos custos variáveis, por outro lado, eleva o custo por unidade, aumentando o break even. 

A empresa também terá que vender mais unidades para cobrir esses custos adicionais.

Preço de venda

Ajustes no preço de venda também têm um impacto direto no break even.

Caso a empresa aumente o preço de seus produtos e soluções, ganha mais por unidade vendida, o que reduz o break even point.

Ou seja: menos unidades precisam ser vendidas para cobrir os custos totais.

No entanto, é importante considerar a elasticidade da demanda — preços mais altos podem afugentar os clientes.

Reduzir o preço de venda, por outro lado, pode aumentar o volume de transações, mas também aumentar o break even, já que menos lucro é obtido por unidade vendida.

Novamente, a empresa precisará vender mais unidades para atingir o ponto de equilíbrio.

Como podemos ver, entender como os custos fixos, custos variáveis e preços de venda afetam o ponto de equilíbrio é vital para a gestão de qualquer negócio. 

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