O planejamento para abrir uma empresa é a bússola que orienta o empreendedor pelas trilhas nem sempre pavimentadas do ambiente de negócios.
Planejar é definir um roteiro, estabelecer um caminho.
Sem um plano bem elaborado, as decisões são baseadas em “achismos”, uma imprudência quando se trata de empreendedorismo.
Neste artigo, você vai entender a importância do planejamento para abrir uma empresa e conferir algumas dicas para seguir firme nessa jornada.
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Qual a importância do planejamento para abrir uma empresa?
O planejamento para abrir uma empresa é a primeira etapa que todo empreendedor precisa cumprir antes de investir, de fato, em uma ideia de negócio.
De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 60% das empresas vão à falência nos primeiros anos por falta de planejamento.
As razões não são difíceis de entender.
Sem um plano de negócios estruturado, o empreendedor não tem uma visão clara e objetiva do contexto, o que pode levá-lo ao fracasso.
5 dicas de planejamento para abrir uma empresa
Se você está na fase de planejamento para abrir uma empresa, é bem provável que tenha em mente algum nicho ou segmento de mercado que queira explorar.
Para ajudar a criar um roteiro que norteie a tomada de boas decisões, confira as dicas a seguir.
1. Faça uma pesquisa detalhada do mercado
Antes de começar, é fundamental que você compreenda o mercado no qual pretende atuar.
Faça uma pesquisa detalhada para identificar demandas não atendidas, conhecer seus concorrentes e entender as tendências do setor.
Com as informações organizadas, molde sua proposta de valor e se diferencie dos demais players do mercado.
2. Elabore um plano de negócios abrangente
Um plano de negócios é o mapa que guiará suas ações e decisões ao longo de todo o ciclo de amadurecimento do negócio.
Deve conter, portanto, análises de mercado, estratégias de marketing, projeções financeiras e expectativas de crescimento.
Com o plano em mãos, você terá uma compreensão clara dos desafios e oportunidades que enfrentará.
3. Defina a estrutura legal da empresa
Ainda dentro do planejamento para abrir uma empresa, você precisará cuidar dos aspectos legais de formalização do negócio.
Nesta etapa, escolha o tipo de empresa (sociedade limitada, empresa individual, etc), o regime tributário e solicite as licenças necessárias.
4. Planeje as finanças
O aspecto financeiro é um dos pilares de qualquer negócio.
Desenvolva um plano detalhado que leve em consideração custos iniciais, fluxo de caixa, projeções de receita e despesas operacionais.
Estabeleça um orçamento realista e esteja preparado para lidar com imprevistos.
Considere também as diferentes fontes de recursos, como empréstimos, investidores ou plataformas de crowdfunding.
5. Invista em marketing
No mundo pós-transformação digital, ter presença online é essencial para o sucesso de qualquer empresa.
Dedique tempo e recursos para desenvolver uma estratégia de marketing sólida, incluindo branding, redes sociais e marketing de conteúdo.
Com a estratégia certa, você não precisa de orçamentos estratosféricos para alcançar seu público-alvo.
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