Os desafios de empreender no Brasil não são poucos, apesar de o país figurar entre as cinco economias mais empreendedoras do mundo.
Se por um lado criamos muitas empresas, por outro, o índice de fechamento é assustadoramente alto.
Uma pesquisa do IBGE revela que menos de 40% das empresas criadas no por aqui conseguem sobreviver após cinco anos.
As causas de tamanha mortalidade têm relação direta com os desafios de empreender no Brasil, que vão desde burocracia excessiva ao custo elevado do capital.
Neste artigo, vamos explorar os desafios mais comuns, além de oferecer dicas a você de como superá-los.
Quais os principais desafios de empreender no Brasil?
Os principais desafios de empreender no Brasil, considerando principalmente o contexto macro, abrange diferentes aspectos.
Confira os principais:
Burocracia e regulamentação excessiva
Os níveis de burocracia para abrir uma empresa e empreender no Brasil não são nada animadores.
Um estudo do Banco Mundial mostra que o empreendedor brasileiro gasta até 1.501 horas por ano para cumprir com suas obrigações tributárias.
Isso sem falar na regulamentação excessiva que dificulta a operação, com peso maior em determinados setores, como o bancário e infraestrutura.
Carga tributária pesada
A alta carga tributária brasileira, que chega a 34% do PIB, certamente é um dos principais desafios que o empreendedor precisa enfrentar.
Além de lidar com grande quantidade de impostos, taxas e contribuições, é preciso discernir o emaranhado de leis, normas e regulamentos que rege o ordenamento tributário nacional.
Infraestrutura precária
A infraestrutura no Brasil é precária em muitas regiões, especialmente fora dos grandes centros, o que também afeta inevitavelmente a produção de bens e serviços.
O agronegócio brasileiro é um exemplo de como a infraestrutura prejudica a rentabilidade da produção no campo.
As deficiências, no entanto, vão além.
Determinadas regiões são assoladas com o fornecimento precário de energia, serviços de telecomunicação insuficientes, além da falta de saneamento e de transporte público.
Dificuldades para obter crédito
O acesso limitado ao crédito também é um dos desafios de empreender no Brasil, país conhecido globalmente por praticar as maiores taxas de juros do mercado.
Muitos empresários tentam, mas não conseguem obter crédito, especialmente nos casos das micro e pequenas empresas (PMEs).
Além de afetar os pequenos negócios, o alto custo do capital afugenta os grandes investidores, que acabam preferindo ativos de renda fixa do que investir na economia real.
Instabilidade política e econômica
A instabilidade política, que reflete na estabilidade econômica, prejudica o empreendedorismo no Brasil de diversas maneiras.
Os principais obstáculos são:
- Risco regulatório: mudanças frequentes na legislação e nas políticas públicas dificultam o planejamento dos empreendedores, sobretudo de longo prazo
- Corrupção: além de aumentar, mesmo que indiretamente, os custos para a atividade econômica, a corrupção contamina o setor privado, prejudicando a concorrência e desencorajando os investimentos
- Volatilidade financeira: a instabilidade política também reflete no mercado financeiro, causando variações nas taxas de juros, flutuações do câmbio e oscilações na bolsa de valores.
A instabilidade política resulta em incerteza e aumenta a percepção de risco dos empreendedores, o que reduz a previsibilidade e torna-se um desafio para empreender no Brasil.
Como superar os desafios de empreender no Brasil?
Os desafios de empreender no Brasil, como vimos, são muitos, mas é possível superá-los com criatividade, dedicação, persistência e bons parceiros de negócios.
A seguir, confira algumas possíveis soluções para os desafios mais comuns enfrentados pelos empreendedores brasileiros:
Soluções para a burocracia excessiva
Para contornar os níveis excessivos de burocracia e regulamentação, os empreendedores podem adotar diferentes estratégias.
Uma delas é contar com a assessoria e consultoria de profissionais experientes, com contadores, advogados e consultores especializados em diferentes áreas de gestão.
Outra estratégia é adotar soluções tecnológicas que automatizam tarefas repetitivas, como as plataformas de contabilidade digital que dão conta de muitas funções burocráticas.
Soluções para a carga tributária pesada
Vimos que entre os desafios de empreender no Brasil, a carga tributária é uma das mais relevantes.
Nesse contexto, a principal solução é o planejamento tributário, processo que busca reduzir a carga tributária da empresa sem ferir a legislação.
Entre as principais estratégias de planejamento tributário, destacam-se:
- Escolha do regime tributário mais eficiente para o tipo de negócio
- Aproveitamento dos incentivos fiscais concedidos pelo governo para determinados setores e segmentos
- Recuperação de créditos tributários decorrentes de recolhimentos a maior
- Revisão de processos internos, como a adoção de boas práticas de gestão que podem evitar ou postergar fatos geradores de obrigações tributárias.
Soluções para a infraestrutura precária
Quanto à precariedade da infraestrutura, a própria carência do setor pode abrir diferentes oportunidades de negócio, considerando a necessidade de investimento intensivo.
Para as empresas que não estão diretamente ligadas ao setor de infraestrutura, mas lidam com os desafios impostos por ela, algumas soluções possíveis são:
- Buscar fornecedores locais
- Adotar tecnologias de gestão
- Participar de associações e câmaras setoriais
- Considerar se instalar em regiões que ofereçam condições satisfatórias para o desenvolvimento da atividade em questão.
Ao adotar medidas como essas, é possível pelo menos minimizar os impactos da infraestrutura ineficiente e ganhar vantagem competitiva.
Soluções para dificuldade de crédito
As dificuldades de acessar o mercado de crédito também é um dos principais desafios para empreender no Brasil, principalmente no universo das micro e pequenas empresas.
Além do mercado bancário tradicional, há outras opções a serem consideradas, como:
- Financiamento coletivo por meio da plataformas digitais, como equity crowdfunding (investidores se tornam sócios da empresa) ou debt crowdfunding (emprestam dinheiro para a empresa)
- Investidores-anjo: adeptos de startups também podem investir em micro e pequenos negócios com potencial de crescimento.
Soluções para instabilidade política
Quanto à instabilidade política, o melhor a se fazer é compreender o cenário e estudar a melhor maneira de se posicionar como empresa.
Trata-se de um risco que não se pode controlar, mas administrar por meio de diferentes estratégias, como:
- Diversificação do portfólio de produtos ou serviços
- Monitoramento das medidas governamentais com potencial impacto sobre a atividade econômica
- Investimento em tecnologia.
Abra sua empresa grátis com a contabilidade online
Vimos até aqui que os desafios de empreender no Brasil são muitos, mas para todo problema existe uma solução.
Se você tem espírito empreendedor e enxerga boas oportunidades de negócios, a Contabilix está aqui para te ajudar.
Abrimos sua empresa gratuitamente, sem burocracia e 100% pela internet, além de oferecer pacotes completos para a gestão do back office.
Tudo que você precisa fazer é acessar o nosso site agora mesmo e fazer o seu cadastro que cuidamos de todo o processo!