Dívidas, encargos e obrigações de uma empresa fazem parte do dia a dia de gestores e administradores, não há como fugir.
Mas isso não é algo necessariamente ruim, desde que os compromissos sejam administrados de maneira eficiente.
Uma empresa que capta recursos no mercado para investir em novos projetos, seja por intermédio de bancos ou investidores, contrai dívidas.
Uma empresa que compra a prazo do fornecedor, também.
Quer entender melhor a diferença entre cada um dos conceitos e como sua empresa deve lidar com dívidas, encargos e obrigações nas operações do dia a dia?
Então, não deixe de ler este post até o final.
O que são dívidas, encargos e obrigações de uma empresa?
Dívidas, encargos e obrigações de uma empresa, de maneira abrangente, são compromissos da organização perante terceiros.
Vamos a uma explicação detalhada de cada um dos conceitos.
Dívidas de uma empresa
Dívida, conforme definição do dicionário Oxford, é “uma quantia que se tem de pagar a alguém”.
No âmbito das empresas, refere-se basicamente às dívidas contraídas com fornecedores ou bancos para financiar as operações ou investir em expansão e melhorias.
Uma empresa pode captar dívida para diferentes finalidades:
- Estruturar o negócio
- Oxigenar o capital de giro
- Reforçar o estoque para ocasiões especiais
- Investir em uma nova linha de produtos, etc.
Quando a dívida é contraída mediante uma operação financeira, há uma cobrança de juros sobre o empréstimo ou financiamento que precisa ser considerada no plano orçamentário.
Trabalhar com capital de terceiros pode ser uma alternativa interessante, desde que o retorno seja suficiente para pagar os custos da dívida com sobra.
Empresas de capital aberto usam com recorrência o endividamento por meio de emissão de debêntures para se capitalizar.
Empresas menores geralmente recorrem a instituições financeiras ou ao empréstimo peer-to-peer, uma modalidade intermediada por plataformas digitais regulamentada recentemente pelo Banco Central.
Vale destacar que os compromissos da empresa com o governo (pagamento de impostos) e com funcionários (pagamento de salários) também são considerados dívidas.
Dentro do balanço, são os chamados passivos, que podem ser circulantes (dívidas com vencimento em até 12 meses) ou não-circulantes (acima de 12 meses).
Encargos de uma empresa
O termo encargo significa incumbência, compromisso, dever ou responsabilidade de alguém.
No contexto das empresas, os encargos estão presentes em diferentes situações, como:
- Encargos financeiros ou de financiamentos: multas, juros de mora e outros custos incidentes sobre uma fatura em atraso, por exemplo
- Encargos tributários: impostos, taxas e contribuições que toda empresa precisa pagar conforme sua atividade econômica e regime de tributação
- Encargos sociais e trabalhistas: compromissos decorrentes da folha de salário, como FGTS, INSS, PIS/Pasep, adicional noturno, férias remuneradas, adicional de férias, entre outros.
Em determinados casos, como nas transações financeiras, é possível evitar o pagamento de encargos com uma simples organização gerencial.
Em outros, como na situação dos tributos a pagar, pode ser possível reduzir a carga de impostos por meio de um planejamento tributário eficiente.
Obrigações de uma empresa
As obrigações de uma empresa reúnem tanto as dívidas quanto os encargos e podem ir além.
Uma empresa que contrata um empréstimo tem a obrigação de pagá-lo conforme as condições previamente estabelecidas em contrato.
O mesmo vale para uma obrigação tributária decorrente de um fato gerador.
No contexto fiscal/tributário, há ainda uma outra obrigação que faz parte das rotinas das empresas: as obrigações acessórias.
Trata-se, basicamente, do encaminhamento ao Fisco de documentos que comprovam que as obrigações principais (pagamento dos tributos) foram cumpridas corretamente.
Como gerenciar as dívidas, encargos e obrigações da empresa?
As dívidas, encargos e obrigações de uma empresa, como vimos, fazem parte da rotina de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.
O segredo é administrar os compromissos de maneira a não prejudicar a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
Nesse sentido, algumas dicas são:
- Determinar, a partir de um plano orçamentário, níveis saudáveis de endividamento ponderado pelos encargos e demais obrigações
- Calcular o custo-benefício da dívida, considerando o cenário de taxas de juros e potencial retorno para o negócio
- Analisar a possibilidade de se evitar encargos fiscais a partir de um bom planejamento tributário
- Estudar alternativas à formação de equipes, como a terceirização de serviços, de forma a reduzir os encargos trabalhistas.
O objetivo é não deixar a situação fugir do controle, o que pode exigir soluções custosas, como rolagem ou renegociação das dívidas.
Assim, a principal dica para gerenciar as dívidas, encargos e obrigações de uma empresa é contratar uma contabilidade online eficiente, como a Contabilix.
Como especialistas em micro e pequenas empresas, oferecemos pacotes completos de serviços contábeis a preços muito mais em conta do que a contabilidade tradicional.
Abra agora a sua empresa gratuitamente ou troque de contador!