Escolher o CNAE de papelaria corretamente faz parte do processo de abertura de uma empresa neste segmento.
Afinal, é por meio do código que o governo classifica e tributa as empresas.
Se é o que você procura, avance na leitura deste post em que reunimos também algumas dicas que vão ajudar a formalizar o seu negócio.
Confira.
CNAE de papelaria: qual o código para registrar minha empresa?
O CNAE papelaria, sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla/IBGE) e obrigatório para obter o CNPJ.
O código é:
- 4761-0/03: Comércio varejista de artigos de papelaria.
A tabela a seguir contém todas as descrições contempladas pelo CNAE papelaria:
4761-0/03 | Artigos de escritório; comércio varejista |
4761-0/03 | Artigos de papelaria; comércio varejista |
4761-0/03 | Cadernos; comércio varejista |
4761-0/03 | Canetas, lápis, borrachas; comércio varejista |
4761-0/03 | Embalagens de papel e papelão; comércio varejista |
4761-0/03 | Etiquetas de papel, plástico; comércio varejista |
4761-0/03 | Grampeadores, rotuladores, perfuradores; comércio varejista |
4761-0/03 | Material de expediente; comércio varejista |
4761-0/03 | Material escolar; comércio varejista |
4761-0/03 | Material para desenho; comércio varejista |
4761-0/03 | Papelaria; comércio varejista |
De acordo com as Notas Explicativas do Concla/IBGE, a subclasse acima não contempla:
- Comércio varejista de jornais e revistas (4761-0/02)
- Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática (4751-2/01).
A boa notícia é que, ao abrir sua empresa, você pode escolher um CNAE papelaria como principal e até 99 secundários (no caso do MEI, são apenas 15 CNAEs).
Na dúvida, a dica é buscar orientação de um profissional de contabilidade com conhecimento e experiência no assunto para não correr o risco de errar.
Como abrir uma empresa com CNAE de papelaria
O passo a passo resumido para abrir uma empresa com CNAE de papelaria consiste basicamente em:
- Definição do plano de negócio
- Escolha da natureza jurídica: se Sociedade Limitada, Sociedade Unipessoal Limitada, Empresário Individual ou MEI
- Definição do porte da empresa: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou porte demais
- Escolha do regime tributário: Simples Nacional, que admite tanto a ME quanto a EPP, Lucro Presumido ou Lucro Real
- Consulta prévia do nome empresarial e do endereço da empresa por meio da Redesim
- Elaboração do contrato social
- Coleta de dados na Redesim para solicitação do registro e das inscrições tributárias
- Solicitação dos licenciamentos necessários.
Caso você queira abrir um CNPJ como MEI, com o CNAE papelaria também é possível.
O registro pode ser feito na internet por meio do Portal do Empreendedor, sem a necessidade de pagamento de taxas.
Vale ressaltar que o MEI tem diversas restrições, como limite de faturamento anual de R$ 81 mil e contratação de apenas um funcionário.
Como ter sucesso no ramo de papelaria
Escolher corretamente o CNAE papelaria é indispensável ao processo de abertura de um negócio, mas como empreendedor, é só o começo.
Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a ir a além e alcançar o sucesso:
- Crie um plano de negócios considerando a necessidade de investimento e potencial retorno
- Agregue serviços e outros produtos à papelaria, como cópias de documentos e brinquedos
- Considere as sazonalidades: os meses de dezembro/janeiro e julho são marcados por um aumento de demanda devido às compras de material escolar
- Crie ações promocionais para as baixas temporadas, aproveitando datas comemorativas, como o Dia das Mães e dos Namorados
- Tenha uma contabilidade parceira que o ajude a gerir seu negócio com eficiência.
Quanto uma papelaria paga de impostos
Caso a empresa com CNAE de papelaria seja optante pelo Simples Nacional, a tributação ocorre de acordo com o Anexo I do regime tributário.
As alíquotas nominais variam de 4% a 19%, conforme a faixa de receita (quanto maior o faturamento, maior a alíquota de impostos).
No caso do MEI, o valor do DAS mensal é fixo, independente de a empresa ter registrado faturamento ou não.
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