Você precisará escolher pelo menos um CNAE de agência de publicidade se quiser abrir uma empresa e empreender no segmento.
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômica, um tipo de código definido pela Comissão Nacional de Classificação (Concla) usado pelo governo para fiscalizar e tributar as empresas.
Nas próximas linhas, além de descobrir o CNAE de agência de publicidade, você vai conferir algumas dicas de gestão que podem ajudar no início da sua jornada empreendedora.
Vamos lá?
CNAE de agência de publicidade: qual código para registrar minha empresa?
O CNAE de agência de publicidade para quem pretende abrir uma empresa no segmento é:
- 7311-4/00: Agências de publicidade.
De acordo com a Concla/IBGE, com esse código, a sua empresa pode:
- Criar e produzir campanhas de publicidade para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação
- Colocar, em nome de clientes, material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação
- Prestar serviços para merchandising em rádio e televisão.
A tabela completa com as descrições é a seguinte:
7311-4/00 | Campanhas de publicidade; serviços de criação de |
7311-4/00 | Empresa de propaganda |
7311-4/00 | Empresa de publicidade |
7311-4/00 | Material publicitário, anúncios; colocação em nome de clientes em jornais, revistas, rádio, televisão e internet |
7311-4/00 | Merchandising; serviços de |
7311-4/00 | Propaganda; agência de, serviços de |
7311-4/00 | Publicidade em diário oficial; serviços de colocação de |
7311-4/00 | Publicidade; agência de, serviços de |
Vale ressaltar que nem todas as atividades de publicidade e propaganda são contempladas por esse CNAE de agência de publicidade.
Não fazem parte da subclasse, por exemplo:
- Operação de páginas de publicidade na internet (6319-4/00)
- Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação (7312-2/00)
- Distribuição ou entrega de material publicitário (7319-0/02)
- Promoção de vendas e a publicidade no local da venda (7319-0/02)
- Publicidade por mala direta, por telefone, em visitas (7319-0/03)
- Pesquisas de mercado e de opinião pública (7320-3/00).
Caso você queira oferecer esses e outros tipos de serviços, ao registrar sua empresa deverá incluir CNAEs secundários, além do principal.
Na dúvida, é sempre prudente recorrer a um contador, que é um profissional com a expertise necessária para ajudar na escolha certa.
Como abrir uma empresa com CNAE agência de publicidade
Abrir uma empresa com CNAE agência de publicidade é fácil.
Com o plano de negócio pronto, as etapas burocráticas consistem basicamente em:
- Escolha da natureza jurídica: Sociedade Limitada, Sociedade Limitada Unipessoal ou Empresário Individual
- Definição do porte da empresa: Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou porte demais
- Escolha do regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, lembrando que o Simples Nacional comporta tanto a ME quanto a EPP
- Consulta prévia do nome empresarial e do endereço da empresa por meio da Redesim
- Elaboração do contrato social, documento equivalente à certidão de nascimento da empresa
- Coleta de dados na Redesim para solicitação do registro e das inscrições tributárias
- Solicitação dos licenciamentos necessários.
Nos estados brasileiros em que está em vigor o Balcão Único, o passo a passo é ainda mais simples.
Em São Paulo, por exemplo, as etapas de Consulta de Viabilidade, DBE, Registro, Inscrição Municipal e Licenciamento são feitas de uma única vez.
Como ter sucesso no ramo de publicidade
Escolher o CNAE agência de publicidade e fazer o registro do CNPJ é a parte fácil.
Para ter sucesso no segmento, no entanto, você precisará reunir alguns atributos comuns ao empreendedorismo, como resiliência, visão de mercado e habilidades de gestão.
Nesse contexto, confira algumas dicas:
- Defina o tipo de mercado no qual você pretende atuar: generalista ou especialista
- Pesquise as potencialidades do marketing digital
- Crie uma marca que transmita credibilidade e valor aos potenciais clientes
- Crie um plano de metas de curto, médio e longo prazos
- Contrate profissionais capacitados, se possível, com experiência digital
- Use a terceirização como uma estratégia de redução de custos e otimização de resultados
- Contrate uma boa contabilidade online para ajudá-lo com os trâmites burocráticos e rotineiros.
Quanto uma agência de publicidade paga de impostos
Depende do regime tributário.
Caso a empresa com CNAE agência de publicidade (7311-4/00) seja optante pelo Simples Nacional, a tributação ocorre pelo Anexo V ou pelo Anexo III, dependendo do Fator R.
A tributação ocorrerá conforme o Anexo V (alíquotas de 15,5% a 30,5%) se a folha salarial for inferior a 28% do faturamento bruto.
Caso a folha de salário seja igual ou superior a 28% da receita, os impostos serão cobrados conforme o Anexo III, com alíquotas que variam de 6% a 33% do total da receita bruta.
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