Inovação e empreendedorismo são conceitos intimamente relacionados quando o assunto é a criação de novos negócios.
O caminho de quem escolhe empreender quase nunca é pavimentado e não há garantias de sucesso.
Mas com criatividade e tecnologia, é possível aproveitar as oportunidades que só a inovação e o empreendedorismo podem proporcionar.
É isso que você procura?
Então, siga a leitura deste artigo e tenha algumas ideias de por onde começar.
- 1 Qual é a relação entre inovação e empreendedorismo?
- 2 Pilares da inovação e empreendedorismo
- 3 Casos de sucesso de empreendedorismo e inovação no Brasil
- 4 Como ser um empreendedor criativo e inovador
- 5 Livros sobre inovação e empreendedorismo
- 6 Primeiro passo para empreender: abra sua empresa grátis e online
Qual é a relação entre inovação e empreendedorismo?
Inovação e empreendedorismo são temas indissociáveis no contexto de transformação constante da nova ordem econômica.
Por empreendedorismo, entende-se a habilidade de criar empreendimentos a partir da descoberta de oportunidades de negócio, como uma lacuna mal preenchida ou um problema não solucionado.
A inovação, por sua vez, refere-se ao desenvolvimento de algo diferente do que é praticado no mercado, podendo ser incremental, disruptiva ou radical.
A tecnologia tem papel central na inovação empreendedora, sobretudo quanto à eficiência dos processos, automatização de rotinas e ganhos de escala.
Nesse contexto, as startups são protagonistas da inovação e do empreendedorismo, mas a aplicação dos conceitos vai além.
Uma empresa centenária também precisa da inovação para se reinventar e se adaptar às transformações do mercado, sob pena de perder espaço para novos players.
Pilares da inovação e empreendedorismo
O principal objetivo da inovação no empreendedorismo é criar um diferencial competitivo que coloque a empresa em posição de destaque frente aos concorrentes.
Para sair da zona de conforto e fazer diferente, contudo, o empreendedor precisa se estruturar sobre alguns pilares, como os elencados a seguir.
Criatividade
A criatividade é um dos princípios fundamentais da inovação empreendedora.
Nesse aspecto, vale ressaltar que ser criativo não é necessariamente inventar algo mirabolante todos os dias.
Uma mudança aparentemente simples em um processo de produção pode resultar em um ganho significativo de resultado.
A criatividade também não precisa ser de competência privativa dos gestores.
Empresas que estimulam a criatividade de seus colaboradores e valorizam boas ideias promovem com sucesso o intraempreendedorismo.
Alguns cases referenciados vêm da 3M, empresa norte-americana que usa a criatividade de sua equipe como motor de crescimento.
Vários dos produtos inovadores da marca que usamos no cotidiano foram inventados por funcionários que lidam com o dia a dia das operações.
Tecnologia
Não há como falar em inovação e empreendedorismo sem considerar os avanços tecnológicos.
Da linha de produção industrial à empresa de prestação de serviços pela internet, o desenvolvimento de ferramentas digitais são importantes propulsores de crescimento.
A vantagem é que você, como empreendedor, não precisa necessariamente ser um inventor de novas tecnologias.
Há diversas soluções de automação, análise de dados, inteligência artificial, internet das coisas e outros conceitos da era 4.0 que podem ser adaptados ao universo das micro e pequenas empresas.
Foco no cliente
Seja qual for o seu objetivo, o foco das atenções deve ser sempre o cliente.
Steve Blank, empreendedor e investidor norte-americano, tem um nome para isso: customer development.
Ao promover a inovação dentro de sua empresa ou criar uma empresa totalmente inovadora, você deve buscar sempre o respaldo do cliente.
Certifique-se de que a ideia de negócio resolve um problema real e faz sentido do ponto de vista de tamanho de mercado.
Casos de sucesso de empreendedorismo e inovação no Brasil
O Brasil tem diversos casos de sucesso de inovação e empreendedorismo, o que exemplifica como a criatividade e a tecnologia podem impulsionar negócios.
Veja alguns exemplos:
- XP Inc.: uma das maiores instituições de investimento da América Latina, a XP Investimentos nasceu e cresceu explorando um espaço negligenciado pelos grandes bancos: o pequeno investidor precariamente assessorado
- Loft: exemplo de como a inovação e o empreendedorismo podem transformar até os mercados mais tradicionais. Na Lotf, é possível comprar, vender ou trocar imóveis pelo celular e sem burocracia
- Hotmart: plataforma de marketplace cujo objetivo é transformar produtores de conteúdo em empreendedores, no qual os afiliados são os “vendedores” dos infoprodutos
- Banco Inter: primeira fintech brasileira a abrir capital na bolsa de valores, é um exemplo de como a inovação disruptiva pode mudar um setor como um todo
- iFood: maior foodtech da América Latina, descobriu que o hábito de pedir comida em casa poderia ser elevado a outro nível. Atualmente a empresa processa nada menos do que 40 milhões de pedidos por mês.
Como ser um empreendedor criativo e inovador
Se você também quer unir inovação e empreendedorismo em um plano estratégico de negócios, confira algumas dicas a seguir:
- Crie um ambiente que proporcione a criatividade e valorize o compartilhamento de ideias
- Pesquise as principais tendências do setor no qual você atua ou pretende atuar, mapeando oportunidades pouco exploradas
- Estabeleça objetivos e metas factíveis
- Implante a cultura da inovação.
Vale destacar que a inovação e o empreendedorismo não devem ser pontuais, mas contínuos, na busca pelo aperfeiçoamento e geração de valor para o cliente.
Livros sobre inovação e empreendedorismo
A literatura trata da inovação e empreendedorismo em diferentes aspectos, desde abordagens essencialmente teóricas a conteúdos práticos e conectados à atualidade.
Para o empreendedor, ler livros sobre inovação em seus mais diversos aspectos amplia a visão de mercado e abre novos horizontes.
Confira algumas obras sobre o tema que valem a leitura:
“Startups e inovação: Direito no empreendedorismo”
O livro de Tarcisio Teixeira e Alan Moreira Lopes é um exemplo de guia para empreendedores interessados em desenvolver ou aprimorar novos modelos de negócios.
Além de dicas sobre gestão, aborda os principais aspectos do arcabouço legal que cerca o processo de formalização de empresas.
“Gestão da Inovação e Empreendedorismo”
Essa obra de Geciane Porto aborda a inovação empreendedora em um material consolidado de cinco blocos:
- Inovação
- Empreendedorismo
- Propriedade intelectual
- Transferência de tecnologia
- Elaboração de projetos de P&D.
O público-alvo são pesquisadores, gestores de órgãos de fomento e empreendedores em início de jornada.
Primeiro passo para empreender: abra sua empresa grátis e online
Como vimos, é difícil dissociar o empreendedorismo da inovação, sobretudo em mercados cada vez mais globalizados e disputados.
A boa notícia é que, com recursos tecnológicos e criatividade, é possível desbravar mercados e alcançar o sucesso – se você tiver coragem e disposição para encarar os desafios.
É o seu caso?
Então, conte com a parceria da Contabilix, empresa de contabilidade online focada em ajudar micro e pequenos empresários ao longo de sua jornada.
Com a Contabilix, você abre sua empresa gratuitamente pela internet em tempo recorde e dá o primeiro passo para tirar o seu projeto do papel.